Avaliação de habilidade, níveis e equilíbrio

A atualização "Torne-se uma lenda", lançada hoje, foca na avaliação de habilidade, nível da conta e equilíbrio das cartas.

Avaliação de habilidade e nível da conta

Esta atualização introduz avaliações de habilidade independentes para partidas de Seleção e Construção. Além disso, temos um novo sistema de nível da conta, que contabiliza a sua experiência com o jogo como um todo e permite que destrave ícones de nível e ganhe ingressos e pacotes (até um dado limite). Mais informações sobre ambos os sistemas estão disponíveis na página da atualização e nos detalhes abaixo.


Equilíbrio das cartas

Uma meta comum em jogos de cartas físicos é ter cartas imutáveis, alterando-as ou banindo-as apenas em casos excepcionais. A nossa abordagem inicial do jogo era seguir essa metodologia e mexer nas cartas apenas caso fosse realmente necessário, principalmente porque acreditávamos que jogadores valorizassem essa imutabilidade.

Desde o lançamento de Artifact, houve muitos debates sobre esse assunto, seja de fóruns na internet, mensagens que recebemos de jogadores e algumas conversas internas da equipe. Por isso, tiramos um tempo para analisar os méritos dos diferentes argumentos apresentados.

Por fim, os prós da imutabilidade não compensavam os seus contras. A principal preocupação de um jogador médio é que as partidas sejam de alta qualidade; depois vem o resto. Jogadores que focam na montagem de decks preferem um metajogo mais diverso e envolvente. Por mais que alguns colecionadores gostem de ter algumas poucas cartas valiosíssimas, muitos outros preferem um mundo onde o preço de um conjunto completo não é composto na sua esmagadora maioria só por uma ou duas cartas.

Complementando os pontos acima, também percebemos que essa seria a abordagem errada no que tange o desenvolvimento do jogo. Exigir de nós um alto nível para iterações causa um efeito colateral negativo no desenvolvimento de conjuntos futuros. A criação de conjuntos sofrerá a longo prazo caso a equipe decida não experimentar novas ideias por receio de não poder ajustá-las depois.

A nossa conclusão é que aceitar o ajuste contínuo de cartas em um jogo digital tem mais pontos positivos para o produto. Depois que trocamos de abordagem, ficou claro para nós que se encaixa melhor com o nosso método de desenvolvimento de jogos. A partir da atualização de hoje, teremos uma abordagem incremental ao equilíbrio, cuja meta principal é aprimorar a qualidade das partidas com o tempo. Novas expansões certamente causarão rebuliços maiores ao metajogo, mas faremos uso do equilíbrio incremental entre conjuntos como uma forma de garantir que a qualidade das partidas seja a melhor possível.

Achamos que a atividade e demanda dos jogadores é de longe o maior fator no preço das cartas, então esperamos que o impacto seja positivo a longo prazo. Também acreditamos que o Mercado permanecerá importante, já que algumas alterações podem fazer com que algumas cartas percam valor, enquanto outras ganhem valor. Por outro lado, sabemos que alguns jogadores tinham outras expectativas ao comprar cartas do Mercado, então abriremos uma exceção à política de não reembolso nas próximas duas semanas. Jogadores que compraram, pelo Mercado, as cartas ajustadas na atualização de hoje podem acessar este link para vendê-las de volta para nós pelo maior preço alcançado por elas nas 24 horas anteriores a este anúncio.


Ajustes em cartas


Machado
  • Alteração dos atributos-base (de 7/2/11 para 6/2/10).


Sanguinário
  • Alteração dos atributos-base (de 7/6 para 7/7).
  • Redução do custo de mana da carta característica Fúria por Sangue (de 5 para 4).


Ludibriando a Morte
  • Redução do custo de mana (de 5 para 4).
  • Antes: "Se houver um herói verde aliado nesta trilha, os aliados têm 50% de chance de sobreviver com 1 de Vida em vez de morrer."
  • Depois: "Ativa (recarga: 1): Forneça um Escudo contra Morte a uma unidade durante esta rodada." Só pode ser usado se houver um herói aliado verde nesta trilha."


Patrulheira Drow
  • Rajada de Vento (carta característica) — Antes: "Silencie os heróis inimigos durante esta rodada."
  • Rajada de Vento (carta característica) — Depois: "Silencie um herói inimigo e os seus aliados adjacentes durante esta rodada."


Adagas de Jaspe
  • Redução do custo em ouro (de 7 para 5).
  • Antes: "Ao equipar, o herói ganha +2 de Ataque e Perfurar."
  • Depois: "Ao equipar, o herói ganha +2 de Ataque e Perfurar. Efeito ao equipar: Expurgue os efeitos inimigos do herói equipado."


Lion
  • Dedo da Morte (habilidade ativa) — Antes: "Cause 8 de dano perfurante a uma unidade."
  • Dedo da Morte (habilidade ativa) — Depois: "Cause 8 de dano perfurante a uma unidade. Acelere." (Acelere significa "reduza a recarga em 1, até um mínimo de 1".)


Devorador D'outromundo
  • Alteração dos atributos-base (de 4/6 para 4/7).


Serrote
  • Armadura Reativa (passiva) — Antes: "Serrote ganha +1 de Armadura a cada unidade que o tiver como alvo de combate."
  • Armadura Reativa (passiva) — Depois: "Serrote ganha +1 de Armadura a cada unidade que o tiver como alvo de combate. Unidades que tenham Serrote como alvo de combate recebem -1 de Armadura."

Novos recursos
  • Adição de avaliação de habilidade. A avaliação de habilidade diz respeito a um período de tempo e modo de jogo (Seleção ou Construção), e vai de 1 a 75. A sua avaliação não cai durante a temporada. Toda partida via criação de partidas, exceto a Maratona da Convocação de Guerra, conta para a avaliação de habilidade.

  • Adição de nível da conta e recompensas. Cada partida via criação de partidas vale experiência, que contribui com o nível da conta. Aumentar o nível da conta destrava avatares, ingressos de evento e pacotes de cartas (até um dado limite).

  • Adição da palavra-chave Acelere. Em habilidades ativas, significa "reduz a recarga em 1, até um mínimo de 1". (Veja a habilidade Dedo da Morte na seção de ajustes em cartas.)

  • Adição da palavra-chave Efeito ao equipar. Em itens, a habilidade é ativada assim que o item for equipado em um herói. (Veja a carta Adagas de Jaspe na seção de ajustes em cartas.)

Correções
  • Remoção do sublinhado em palavras ao passar o mouse sobre habilidades.
  • Correção da não exibição da listagem completa do deck ao adversário em partidas da Maratona da Convocação de Guerra.
  • Correção de erro em que instâncias de Saqueador da Névoa Vermelha não exibiam o indicador de alvo de combate ao entrarem no campo de batalha.
  • Correção de diversos outros bugs e problemas menores.
  • Atualização dos arquivos de localização.