Recursos de Artifact: Partidas abertas e torneios
Passamos os últimos dias empolgados, assistindo a todos enfim terem acesso ao Artifact. Além da profundidade estratégica, também foi bem divertido ver jogadores explorarem os diversos modos de jogo. Uma das nossas metas durante o desenvolvimento de Artifact foi capturar parte da energia e diversão social de se jogar em volta de uma mesa com amigos, e levar essa experiência para o mundo online.

Hoje gostaríamos de fazer um passeio guiado por alguns recursos que nos aproximam desse objetivo: criação de partidas através de salas de conversa do Steam e torneios organizados por jogadores.

Partidas abertas

Cada jogador ou grupo tem um desejo e estilo de jogo diferentes ao abrir o jogo. Alguns querem jogar partidas relaxantes, com decks compostos só de cartas comuns, enquanto outros buscam experimentar competitivamente com novos arquétipos. Alguns círculos sociais são pequenos e jogam em horários específicos, enquanto outros são grandes e sempre estão jogando, sem contar todos os outros que ficam no meio-termo.



Salas de conversa do Steam são uma ferramenta existente para oferecer uma presença online para tais grupos. Qualquer usuário no Steam pode criar uma sala de conversa, com canais de voz e texto, busca por imagens no giphy e — com a adição de partidas abertas — criação de partidas. Ao selecionar a opção de partida aberta no Artifact, você pode desafiar os membros de qualquer sala da qual participa. Dessa forma, você pode fazer uso dos seus grupos sociais existentes para buscar as partidas que deseja jogar contra os adversários que mais lhe interessam.



Para criar uma partida aberta, basta selecionar a sala cujos membros deseja desafiar. Depois disso, todos da sala serão notificados do seu desafio tanto na sala de conversa no Steam, quanto na interface do Artifact.



Depois que outro jogador aceitar o desafio, os dois serão postos em uma sala juntos: é só selecionarem os decks e jogar.

Criar uma nova sala de conversa é tão fácil quanto selecionar um amigo e convidá-lo por meio da lista de amigos. Caso tenha um site ou canal de transmissão ao vivo, é possível criar um link de convite para os seus seguidores e amigos, que pode ser enviado por e-mail, em um fórum ou sala de conversa.

O foco das partidas abertas é rapidamente buscar um adversário que compartilha do seu círculo social para um estilo de jogo bem específico. Artifact também permite a organização estruturada de partidas em grupo por meio do sistema integrado de torneios.

Torneios

Qualquer jogador pode organizar quantos torneios quiser.

A definição de "torneio" é bem ampla. Artifact permite a criação de torneios de mata-mata de eliminação simples que duram só um dia, mas também é possível criar um evento em um formato de liga, no qual jogadores disputam quando estiverem disponíveis, ao longo de dias ou mesmo semanas.

Caso o seu grupo queira jogar modos de seleção sem parar, é só criar um evento assim. Caso queira criar um Triatlo das Terças, que tem uma fase de seleção, seguida de uma fase de construção sem cartas Raras e culmina em um mata-mata com decks tetracromáticos, é só ir em frente.



Depois de configurar e definir a estrutura do torneio, convide os participantes. Você pode convidar tanto amigos, por meio do cliente Steam, ou criar um link de convite, que pode ser compartilhado como preferir. Todos os participantes do torneio são adicionados automaticamente em uma sala de conversa associada ao evento no Steam.

Depois que todos estiverem registrados, é só apertar um botão para dar início ao torneio. O jogo avançará pelas fases do torneio automaticamente. Quando as partidas estiverem prontas, os jogadores serão notificados, e alertas com os resultados da partida e a situação do torneio serão publicadas na sala de conversa do torneio.



Assim como o recurso de partida aberta, torneios ficam no menu "Social" do Artifact. Ambos os sistemas foram projetados como ferramentas que definem como deseja jogar e com quem deseja jogar.